Mini bio
Roberto Pinheiro sempre teve um apreço por jogos de mesa. Jogou RPG por muitos anos, mas estes demandam muito tempo. Então, foi ficando cada vez mais difícil jogar e terminou se afastando. A solução apareceu em 2010, quando descobriu os jogos de tabuleiro modernos. O começo foi turbulento, esbarrando com vários jogos que não lhe agradavam, mas depois de alguma persistência se encontrou nesse hobby maravilhoso.
Apesar de ter começado a criar seus próprios jogos em 2011, os resultados foram desastrosos. Apenas em 2013 realmente passou a tratar o processo com mais foco, concluindo seus primeiros jogos em 2014. Iniciou esse blog em 2017 para expor suas experiências e colaborar com a comunidade de Game Designers nacionais. Em 2020 publicou, de forma independente, seu primeiro jogo chamado Regicida. Finalmente, em 2022, Roberto conseguiu publicar Distrito 6 pela Editora Vem Pra Mesa (não confundir com a revista).
Roberto nasceu em Recife mas atualmente mora em Juazeiro do Norte, onde leciona na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Este texto foi escrito em terceira pessoa pelo próprio Roberto Pinheiro. Sabe-se lá porquê.
Gênero
Raça/cor
Ano de nascimento
1986
Cidade de nascimento
Recife
Estado de nascimento
Cidade de residência
Juazeiro do Norte
Estado de residência
Formação
Ciência da Computação
Profissão
Professor
Local de trabalho
UFCA
Há quanto tempo cria jogos de tabuleiro
14
Como é pra você o processo de criar um jogo? Você começa pelo tema ou pela mecânica? Para você isso faz diferença?
Eu começo tentando criar algo novo, geralmente mecanicamente. A partir daí tento traçar um tema, se for o caso (não for abstrato).
Como você escolhe os temas dos jogos que você cria?
O que for afunilar melhor o desenvolvimento e colaborar melhor para a explicação do jogo.
Você tem alguma dica pra quem está começando a criar jogos de tabuleiro?
Jogue muitos jogos e teste o mais rápido que puder suas ideias.