Mini bio
Prazer, sou Led Lima. Uma potiguar na serra gaúcha.
Sou servidora pública. Crio jogos de tabuleiro desde jun/2020. Atualmente não tenho jogo publicado, mas tenho uns 10 em processo criativo e outros ainda em planejamento. Fui participante da Liga de Mulheres Tabuleiristas (organização autônoma que uniu e reuniu mulheres tabuleiristas pelo mundo), da ProtoBr (espaço para playtest de jogos finalizados) e hoje atuo como uma das coordenadoras da Oficina das Ligadas (uma união que surgiu da Oficina do Playtest RJ com a Liga de mulheres tabuleirista e que funciona até hoje).
Meu foco principal na área de desenvolvimento de jogos é de incentivar, fomentar a atividade de criação de jogos de tabuleiro, seja voltado para o comércio ou para áreas científicas. Que eu seja exemplo de inspiração, principalmente às mulheres que desejem criar seus jogos.
Gênero
Raça/cor
Ano de nascimento
1991
Cidade de nascimento
Natal
Estado de nascimento
Estado de residência
Formação
Bacharel em Direito
Profissão
Servidora Pública
Há quanto tempo cria jogos de tabuleiro
4
Como é pra você o processo de criar um jogo? Você começa pelo tema ou pela mecânica? Para você isso faz diferença?
90% das vezes eu começo pelo tema e vou encontrando uma mecânica que melhor se encaixe. Acaba sendo mais fácil, para mim, de visualizar como as fases do jogo irão ocorrer.
Como você escolhe os temas dos jogos que você cria?
Os primeiros jogos surgiram de paixões próximas a mim, como minha gata ou filmes. Principalmente de coisas que possuo vasto conhecimento. Os demais acontecem em coisas mundanas que podem acabar passando por imperceptíveis aos olhos de quem está num dia apressado.
Você tem alguma dica pra quem está começando a criar jogos de tabuleiro?
A minha melhor dica é rabisque. Não importa se é uma palavra, frase ou texto. Ou se é um triângulo, circulo ou quadrado. Deixe sua criatividade fluir naturalmente.
Nunca deixe para anotar depois ideias, sejam elas grandes ou pequenas. Costumamos confiar demais na nossa memória e subestimar nossa criatividade. É bem possível dela ser magnífica e você não perceber.
Aprenda novos jogos sempre que puder. De temas ou mecânicas que você goste e INCLUSIVE das que não goste. Talvez até tentar entender o porquê que não gosta e como você "consertaria" aquele jogo para ficar melhor.
Teste seus jogos e muitas pessoas diferentes. Não espere "estarem prontos". Isso costuma demorar para acontecer e vai demorar mais ainda se não começar a testar.
Faz parte do teste escutar críticas positivas e negativas.
É capaz de nunca sentir que estão finalizados. Sempre precisando de um ajuste. É um sentimento normal.
Divirta-se criando 🙂