Mini bio
Hélia Vannucchi, reside em Cuiabá desde 2011. Formada em Publicidade e Propaganda, tem mestrado em Multimeios pela Unicamp e doutorado em Artes pela USP. Atualmente é professora do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Mato Grosso. Em 2001 lançou seu primeiro jogo de tabuleiro. Entre 2002 e 2005 criou cerca de 60 jogos para a GMK, uma empresa voltada para a criação de jogos. Destes, 6 foram publicados, sendo 2 reformulações. O jogo Siege, lançado pela Mitra em 2010 faz parte destes jogos criados para a GMK, embora tenha sido lançado alguns anos depois. Atualmente coordena o grupo de pesquisa Arena Lúdica que teve dois jogos finalistas do Festival de Jogos do SBGames, o Amota, em 2022 e o P do Quê?, em 2023. Ainda em 2023 apresentou jogo Constelar na área Catarse de Protótipos do Diversão Offline, o Doff.
Gênero
Raça/cor
Ano de nascimento
1969
Cidade de nascimento
Araraquara
Estado de nascimento
Cidade de residência
Cuiabá
Estado de residência
Formação
Publicidade e Propaganda
Profissão
Professora
Local de trabalho
Universidade Federal de Mato Grosso
Há quanto tempo cria jogos de tabuleiro
23
Como é pra você o processo de criar um jogo? Você começa pelo tema ou pela mecânica? Para você isso faz diferença?
Gosto de pensar o jogo por sua mecânica, mas um tema ajuda muito a direcionar os caminhos do jogo. Na GMK eu trabalhava com briefings, então os temas vinham dados a priori. Em jogos como Siege ou Constelar, os temas surgiram a partir das mecânicas.
Como você escolhe os temas dos jogos que você cria?
Isso varia muito, vai desde temas que me interessam a temas que são solicitados. Acho que o mais importante é cuidar para que os temas e as mecânicas estejam em consonância.
Você tem alguma dica pra quem está começando a criar jogos de tabuleiro?
É importante jogar muito, pra ter um bom repertório de jogos e de mecânicas. Quanto mais jogos se conhece, mais fácil entender os jogos, como eles funcionam e isso ajuda a pensar novos jogos.