Mini bio
Doutora e Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict/Fiocruz. Realizou estágio do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) em 2019,na Academy for Games Media da Breda University of Applied Sciences (BUas) - Países Baixos. Docente do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Osvaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Professora Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Integrante do grupo de pesquisa Jogos e Saúde. Coautora do livro O jogo como prática de saúde, pela Editora Fiocruz. Chair da Trilha de Saúde no XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022). Guest Editor do Journal on Interactive Systems (JIS).
Gênero
Raça/cor
Ano de nascimento
1978
Cidade de nascimento
Rio de Janeiro
Estado de nascimento
Cidade de residência
Rio de Janeiro
Estado de residência
Formação
Doutorado
Profissão
Professora Pesquisadora
Local de trabalho
Fundação Oswaldo Cruz
Há quanto tempo cria jogos de tabuleiro
14
Como é pra você o processo de criar um jogo? Você começa pelo tema ou pela mecânica? Para você isso faz diferença?
Como em minha prática sempre desenvolvo jogos sérios, eu sempre começo pelo tema e depois pesquiso regras e mecânicas de jogo que possam ser capazes de comunicar o tema.
Como você escolhe os temas dos jogos que você cria?
Produro temas relevantes da saúde, com potencial de impacto, evitando o tecnicismo e buscando os sentidos sociais do tema.
Você tem alguma dica pra quem está começando a criar jogos de tabuleiro?
No caso específico dos jogos sérios, recomendo que as regras e mecânicas sempre sejam escolhidas de maneira que comuniquem sobre o tema. Se não for o caso, é melhor escrever um artigo ou uma cartilha.
Construa um repertório variado de regras e mecânicas, jogando diversos tipos de jogos e criando um "banco" pessoal de regras e mecânicas.