Mini bio
Professora-pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ). Formada em Comunicação, Mestre e Doutora em Design pela PUC-Rio. Desenvolve jogos analógicos para educação em Saúde com professores e estudantes. Apoia o Coletivo de Jogos da Poli, um grupo de estudantes entusiastas de jogos na EPSJV-Fiocruz. Faz parte da organização da Oficina das Ligadas (@oficinadasligadas), uma iniciativa de playtest de protótipos de jogos de tabuleiro exclusiva para mulheres. Tem interesse especial em trabalhar os jogos com foco na sua linguagem e em como o jogar promove interação, comunicação e aprendizado.
Gênero
Raça/cor
Ano de nascimento
1985
Cidade de nascimento
Rio de Janeiro
Estado de nascimento
Cidade de residência
Rio de Janeiro
Estado de residência
Formação
Comunicação Social - Jornalismo
Profissão
Servidora Pública
Local de trabalho
Fundação Oswaldo Cruz
Há quanto tempo cria jogos de tabuleiro
12
Como é pra você o processo de criar um jogo? Você começa pelo tema ou pela mecânica? Para você isso faz diferença?
Eu sempre acabo começando pela temática, pois todos os jogos que criei até hoje tinham um objetivo educacional, de conscientização, divulgação científica ou impacto social. Mas é muito comum outros designers começarem a criar jogos pelas mecânicas, e eu também acho muito divertido pensar um tema que faça sentido com uma mecânica depois que ela foi criada! Acho que o importante é as duas coisas conversarem, pois isso torna a experiência de jogar muito mais imersiva e interessante.
Como você escolhe os temas dos jogos que você cria?
Em geral, os jogos que eu crio têm temáticas sobre saúde, por eu trabalhar em uma escola de formação profissional em saúde. Adoro pensar jogos que ajudem as pessoas a entender melhor sobre o SUS e defendê-lo!
Você tem alguma dica pra quem está começando a criar jogos de tabuleiro?
Estude sobre criação de jogos, jogue jogos diferentes, não tenha medo de criar um protótipo feio e teste logo! Não deixe pra testar só depois que já criou um protótipo bonito, você pode se apaixonar pelo protótipo e seu jogo terá uma "cara" bonita, mas você não vai saber se ele funciona!